Segunda-feira, 1 de Outubro de 2007

174 Anos Após a Morte de Um Grande Vulto, Luisa Todi...!

Luísa Rosa de Aguiar, conhecida como Luísa Todi (Setúbal, 9 de Janeiro de 1753Lisboa, 1 de Outubro de 1833), foi uma cantora portuguesa.

Luísa Todi foi a meio-soprano portuguesa mais célebre de todos os tempos.

Nasceu em Setúbal, filha de um professor de música e instrumentista, que passou a viver em Lisboa em 1765.

Luísa começou pelo teatro musicado aos catorze anos, no Teatro do Conde de Soure, no "Tartufo", de Molière. Com a sua irmã Cecília Rosa cantou em óperas cómicas.

Casou, em 1769, com o violinista napolitano e seu grande admirador, Francesco Saverio Todi que lhe deu o apelido e a fez aprender canto com o compositor David Perez, muito conceituado e mestre de capela da corte portuguesa. Ao marido deveu o aperfeiçoamento e a dimensão internacional que a levariam a todas as cortes da Europa, como cantora lírica.

Estreou-se em 1771 na corte portuguesa de D. Maria I e cantou no Porto entre 1772 e 1777, quando partiu para Londres para actuar no King's Theatre, sem particular aplauso por parte dos ingleses.

Em 1778 está em Paris e Versalhes. Em 1780 é aclamada em Turim, no Teatro Régio, tendo assinado um contrato como prima-dona, e em 1780 era já considerada pela crítica como uma das melhores vozes de sempre.

Brilhou na Áustria, na Alemanha e na Rússia. Veio a Portugal em 1783 para cantar na corte portuguesa. Regressou a Paris tendo ficado célebre o "duelo" com outra cantora famosa de nome Gertrudes Mara. A crítica e o público dividiu-se.

Convidada, parte com o marido e filhos para a corte de Catarina II da Rússia, em São Petersburgo (1784 a 1788), que a presenteou com jóias fabulosas. Em agradecimento o casal Todi escreveu para a imperatriz a opera «Pollinia». Berlim aplaudiu-a quando ia a caminho da Rússia e no regresso, Luísa Todi foi convidada por Frederico Guilherme II da Prússia, que lhe deu aposentos no palácio real, carruagem e os seus próprios cozinheiros, sem falar do principesco contrato, tendo ali permanecido de 1787 a 1789.

Diversas cidades alemãs a aplaudiram como Mainz, Hanôver e Bona, onde Beethoven a terá ouvido. Cantou ainda em Veneza, Génova, Pádua, Bérgamo e Turim.

De 1792 a 1796 encantou os madrilenos novamente.

Em 1793 regressa à corte de Lisboa por ocasião do baptizado de mais uma filha do herdeiro do trono, futuro D. João VI, casado com D. Carlota Joaquina. A cantora precisou de uma autorização especial para cantar em público, o que era então proibido às mulheres, numa corte pouco esclarecida como a de D. Maria I.

Luísa Todi tinha a capacidade invulgar de cantar com a maior perfeição e expressão em francês, inglês, italiano e alemão.

Em 1799 terminou a sua carreira em Nápoles.

Regressou a Portugal e cantou ainda no Porto, em 1801 onde enviuvou em 1803. Viveu naquela cidade, onde viria a perder as suas famosas jóias no trágico acidente da Ponte das Barcas, por ocasião da fuga das invasões francesas em Portugal, pelos exércitos de Napoleão, em 1809.

Viveu em Lisboa de 1811 até ao final da vida, consta que com algumas dificuldades e cega.

Setúbal não a esqueceu tendo-lhe erigido um monumento com a sua efígie e dado o seu nome a uma das principais artérias da cidade.

No livro de Anton Reicha, "Tratado da Melodia" Luísa Todi foi considerada "A cantora de todas as centúrias" melhor dizendo "Uma cantora para a eternidade"

 

Fonte Wikipédia


publicado por joão palmela às 00:00
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Sandra Rocha a 1 de Outubro de 2007 às 09:48
Bonita homenagem.


De joão palmela a 2 de Outubro de 2007 às 12:02
Embora Atrasado, aqui vai o meu sincero agradecimento, Sandra, só por isto já valeu a pena!
João Palmela


De artesaoocioso a 4 de Outubro de 2007 às 23:19
Dos dois ícones de Setúbal , creio que Luísa Tody é o mais importante: tem contra si a desvantagem do tempo.
Na bela avenida com o seu nome, a sua modesta estatua quase que está escondida.
O dia da cidade, não é o de Luísa Tody , o que explica muita coisa.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Dos dois ícones de Setúbal , creio que Luísa Tody é o mais importante: tem contra si a desvantagem do tempo. <BR>Na bela avenida com o seu nome, a sua modesta estatua quase que está escondida. <BR>O dia da cidade, não é o de Luísa Tody , o que explica muita coisa. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Talves</A> a melhor homenagem fosse a existência de uma boa escola de música, como outros municípios possuem, mas a cidade (os setubalenses) são pouco interessados nas coisas da cultura . Porque será? <BR>Tenho um palpite, mas fica para outra ocasião.


De joão palmela a 9 de Outubro de 2007 às 09:59
Amigo João Gonçalves!
Só agora lhe estou a responder porque estive fora.
Estou completamente de acordo consigo, faz uma análise muito interessante sobre a questão, e no que toca à cidade e aos seus habitantes.
Adeus, uma Boa Semana, um Abraço do Amigo,
João Palmela

PS
Finalmente o Sapo deixou-me enviar a resposta


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 67 seguidores

.pesquisar

 

.Dezembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
24
25
26

29
30
31


.posts recentes

. Jardim da Algodeia!

. Barcos na Doca!

. Cenas de Natal!

. Porto de Setúbal!

. Setúbal e o Rio!

. Os Flamingos!

. Lugares

. Com os Netos!

. A Baía!

. Um Local Simpático!

. O Convento - Parque Natur...

. O Forte de Santiago do Ou...

. A Velha Ponte!

. Igreja de S. Simão

. O Pátio Alves da Silva

. Monumento ao Salineiro

. A Península de Troia!

. A Comenda!

. A Batalha!

. Em Vila Nova de Milfontes

. 'Safari' Alentejano

. Troia 2012

. Ontem, Hoje e Amanhã!

. Final do dia na Vieirinha...

. Jogos de Luz!

. Forte de São Tiago do Out...

. Num Rio Azul!

. Setúbal-Avenida Todi!

. Janelas Indiscretas

. O Amor Anda no Ar!

. Monumentos de Setúbal

. Em tons Outonais!

. A Vida é Alegria!..... e ...

. Patos em dia de Verão Cin...

. Setúbal-Manhã de 5 de Jun...

.arquivos

. Dezembro 2015

. Julho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2013

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Quando a Troia já não é d...

. encortiçar

. Os Rebocadores!

. A Vila de Palmela!

. Parabens!

. Um Belo Fim do Dia!

. Com Ar de Outono!

. O artigo do Público

. Sonho ou Realidade?

. Acto de Fé

.links

.Visitas desde 26/06/2007


contador

contador
Photography Art Blogs - BlogCatalog Blog Directory blogaqui? Estou no Blog.com.pt

.subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post