Quarta-feira, 21 de Maio de 2008

Em Dia de Aniversário!

Faz hoje um ano, que me decidi por entrar nesta "Aventura Bloguista" e em boa hora o fiz, pois o desempenho não me parece ter sido muito mau. Depois de 1120 Posts e cerca de 1500 Comentários, pelo meio ficaram três destaques um dos quais com bastante significado para quem como eu, resolveu vestir a camisola, que constou de, em conjunto com mais Doze Blogues, ter sido destacado para comemorar o 13º Aniversário do "Clube" Sapo. No entanto, o destaque maior vai para todos aqueles que me deram o grato prazer das suas visitas e a quem endereço o meu mais profundo e sincero Agradecimento pois é deles e para eles, todo e qualquer possível bom desempenho.

 

 

Fotografado com a Canon Ixus 50 - Produção: Amélia Palmela/João Palmela

 

Sinopse da vida de um fotografo (Amador naturalmente) 

 

   

Desde cedo, me comecei a deixar apanhar pelo fascinante mundo da fotografia, no entanto, fruto dos tempos que então se viviam, só por volta dos vinte e poucos anos, tive a minha primeira câmara fotográfica, comprada a bordo do Paquete Niassa numa viagem cujo destino, era a Guerra Colonial em Moçambique.

Então e por iniciativa de um grande Amigo da época, o Carlos Maria, de quem nunca mais tive noticias, compramos de sociedade uma pequena e rudimentar Kodak Instamatic 33, com o objectivo de fotografarmos a viagem e no final como nos iríamos separar, sortearíamos aquela que em sorte, me viria a pertencer e acabaria por ser a responsável por esta caminhada.

Só uns bons anos mais tarde e porque o dinheiro nunca abundou, viria a comprar a minha primeira câmara a sério, uma Reflex analógica, a Minolta Dynax 3000i com uma objectiva 35-80mm f 4-5.6, no entanto e motivado pelos elevados custos da fotografia o numero de obras produzidas foi muito diminuto o que levou ao esfriar da paixão, voltando-me então, para o vídeo, economicamente muito mais razoável.

Entretanto, pelo meio ficaram cerca de quinze anos ligado profissionalmente ao Desenho Técnico e mais de vinte ao Comércio de Plantas Ornamentais e Construção de Jardins, bem como uma forte ligação à Natureza através da Agricultura e ao Alentejo, Actividades que do meu ponto de vista me fornecerem a sensibilidade para encarar a fotografia da forma como hoje a sinto, Apaixonada, como tudo aquilo que sempre fiz na Vida.

Com o advento do digital a paixão latente soltou-se e adquiri uma pequena compacta, a Canon Ixus 50 que se revelou um assombro e o entusiasmo foi tal que em poucos meses, estava a adquirir novamente uma Reflex, desta vez a Canon 350D digital, com objectiva Canon EF-S 18-55mm f 3.5-5.6, mas que se revelou insuficiente, pelo que um mês mais tarde estaria a comprar uma nova objectiva Canon EF 75-300mm f 4-5.6 III USM, e que viria a resultar em mais de 20.000 fotografias em cerca de um ano e uma paixão enorme por fotografar e aprender algo mais pois o meu amadorismo é total e puro, resultando o acto de fotografar em pura intuição e como costumo por ironia dizer “Fotografar de ouvido”.

O desafio que de imediato se colocava, era o de saber que fazer com tanta fotografia, se fecha-las nas “gavetas” dos DVDs ou entrega-las ao Mundo. Optei pela última e procurei alojamento, no SAPO Fotos, o que implicou toda uma nova aprendizagem de um mundo novo e algo estranho, só que ainda se tornou mais gratificante porque com o novo Fotos em poucos meses (pouco mais de três), atingia as 500.000 visualizações.

Entretanto e como o velho fotos Sapo não era muito atractivo, tinha pouca visibilidade e achava que as fotos mereciam melhor destino, resolvi criar um fotoblog O Fotografia de João Palmela o que implicou maior aplicação uma vez que aqui, os caminhos ainda eram mais desconhecidos.

No entanto, penso que mais uma vez e fruto da Paixão e perseverança, os resultados foram encorajadores e em cerca de um ano atingia as 50.000 visitas.

Para além disto, ainda houve tempo, para a Rota do Olhares, para uma pequena Galeria no Semanário Sol e como última experiência e por influência da Maria Elisa, a participação como contribuidor, no novíssimo Setúbal Photobloggers, ainda de certa forma em embrião.

Esta é em suma, a trajectória acidentada de um fotógrafo por acidente.

 

João Palmela

 


publicado por joão palmela às 00:00
link do post | comentar | favorito
|
16 comentários:
De MT-Teresa a 21 de Maio de 2008 às 07:36
Os meus sinceros parabéns pelo 1º aniversário do seu maravilhoso blogue e pelas magníficas fotografias que em boa hora decidiu "dar a conhecer ao mundo".

Li atentamente a descrição do seu percurso como fotógrafo amador, digo, que ama o que "vê" e ainda mais o admiro, uma vez que tinha a ideia que era a sua profissão.

A fotografia também faz parte da minha vida (entre outras paixões) e por isso entendo-o perfeitamente: Quando se começa não se consegue parar e a vontade e evoluir e de captar as coisas de outra maneira começa a crescer dentro de nós.

(posso confessar-lhe que um dia destes também gostaria de mudar de máquina...vamos ver)

Um grande abraço e muitos parabéns pelo seu olhar e sensiblidade.



De joão palmela a 21 de Maio de 2008 às 10:51
Olá Amiga Teresa!
Obrigado pela sua Amabilidade. Devo dizer-lhe que também admiro bastante a sua fotografia, com a qual me identifico bastante.
Sem duvida que quando se fotografa por Paixão, o difícil é parar, mas o mais gratificante é que quanto mais fotografamos, mais aprendemos e mais seguros nos vamos sentindo.
O outro lado, para mim não menos essencial, será ver muita fotografia, aprendendo também com os outros, muitas vezes até com os seus próprios erros, ou aquilo que julgamos serem.
Mais uma vez Obrigado, um Grande Abraço.
João Palmela


De Anónimo a 21 de Maio de 2008 às 13:09
Caro João

PARABÉNS...já lhe tinha dado os meus parabéns, desta vez é mesmo uma comemoração ANIVERSÁRIO!

O seu "amadorismo" aquece-me a alma de tanta beleza.

Perdoe-me se eu substituir "amadorismo" por ARTISTA, pois é assim que o considero e muito profissional!

É preciso ter muita sensibilidade para captar imagens como aquelas com que nos presenteia...SOBERBAS!

Como amante da natureza acima de tudo, BEM-HAJA pelo que nos mostra.

http://tombazana-tombazana.blogspot.com/


De joão palmela a 21 de Maio de 2008 às 16:40
Cara Amiga!
Mais uma vez me sinto bastante lisonjeado com as suas palavras. Muito Obrigado, são criticas como estas que cimentam a força que em dados momentos é preciso ter para continuar.
Um Grande Abraço,
João Palmela


De xana a 21 de Maio de 2008 às 15:11
Olá amigo João! Parabéns pelo aniversário do blog,e claro pelas belissímas fotos com que nos vai deliciando. Para ser sincera, sempre pensei que fosse profissional de fotografia. Também sou apaixonada por fotografia desde miuda, no entanto é um passatempo ao qual não dedico tanto tempo como gostaria, porque a disponibilidade não é muita e porque a minha máquina também não me permite grandes vôos. Tento tirar o máximo partido da mesma, mas não me sai nada comparado com as fotos do amigo João, claro sei que a minha máquina não ajuda, mas falta-me também a sensibilidade natural que se vê nas suas fotos.
Mais uma vez os meus sinceros parabéns, e continue este belo trabalho.
beijinho


De joão palmela a 21 de Maio de 2008 às 16:55
Obrigado Amiga Xana!
A sensibilidade todos a temos, a nossa, e se procurarmos ser autenticos e fiéis a nós próprios, persistirmos naquilo que julgamos ser certo, acabamos por encontrar o caminho, e a Amiga tem uma enorme sensibilidade naquilo que escreve, por isso, na fotografia será uma questão de tempo e insistência para encontrar o caminho, porque comigo grande parte daquilo que sou e faço, resulta de um percurso de vida, por isso é só estarmos atentos e sabermos por onde queremos ir, se gosta efectivamente de fotografia ou de outra coisa qualquer, não desista, vá à luta e no caso presente, fotografe, fotografe muito e aprenda, com os sucessos que conseguir, mas também com os erros que cometer.
Adeus beijinhos.
João Palmela


De maria mendonça a 22 de Maio de 2008 às 00:18
Não poderia passar hoje por aqui, sem deixar de lhe dar os meus Parabéns! Que o seu seu blog tenha muitos anos de vida e que nos brinde com muitas boas fotografias.
Cada dia que passa, fico mais maravilhada com as suas fotografias. Apesar do seu "amadorismo, total e puro", corre-lhe nas veias sangue de artista. Nas suas fotografias fico maravilhada até com o mais simples e puro que a natureza nos dá, pois consegue captar a essência e a beleza do momento! Isso só um grande fotógrafo, consegue.
Obrigada por partilhar connosco esses belos momentos .


De joão palmela a 23 de Maio de 2008 às 16:47
Olá Maria!
Obrigado pelos Comentários.
Eu é que Agradeço pela atenção que tem para comigo, pois as fotografias são para os Amigos.
Adeus um Abraço e mais uma vez Obrigado por tudo.
João Palmela


De Simone Cercal a 22 de Maio de 2008 às 05:33
oi tudo bem ? meu nome eh Simone e tenho verdadeira loucura para conhecer a cidade de Cercal ! Sabe pq ? pq meu sobrenome eh Cercal ! tomei a liberdade de ver suas fotos e criei coragem de mandar esse recadinho para vc ! Sou brasileira e tenho um grande sonho de conhecer Portugal !
Espero sua resposta !
Um abraco
Simone Cercal


De Júlia a 23 de Maio de 2008 às 14:03
Embora com alguns dias de atraso, não podia deixar de lhe dar os parabéns. Mas também nós estamos de parabéns por ter o privilégio de poder disfrutar das suas belas fotos.
Um abraço
Júlia


De joão palmela a 23 de Maio de 2008 às 16:54
Olá Amiga Júlia !
Obrigado por tudo, certamente que estamos todos de parabéns , pois quando fotografamos e entregamos os resultados ao Mundo, todos os que assim procedemos estamos a comungar do mesmo espírito e o nosso trabalho passa a sofrer influencias de toda a comunidade, deixando de ser apenas nosso para conter um pouco de todos.
Adeus um Abraço e um bom fim-de-semana.
João Palmela


De Jorge Soares a 25 de Maio de 2008 às 23:43
Amigo joão.

Andava distraido e este post passou-me ao lado, mas mais vale tarde que nunca.

Deixo-lhe os meus sinceros parabéns pelo aniversario do blog, o seu trabalho é fantástico e as suas fotografias são uma inspiração para mim.

Abraço
Jorge


De joão palmela a 28 de Maio de 2008 às 16:48
Olá Amigo Jorge!
Tudo bem? Obrigado pela visita e Parabéns , chegam sempre a tempo.
Adeus, um Abraço.
João Palmela


De Maria Alair a 2 de Junho de 2008 às 13:20
Expetacular ! Suas fotos, simbolizam a arte da luz!



De joão palmela a 2 de Junho de 2008 às 15:51
Olá Maria!
Provavelmente não irá receber esta minha mensagem, mas não quero deixar de lhe agradecer pela sua simpatia.
Um Abraço,
João Palmela


De leonel a 12 de Maio de 2009 às 14:53
oi! ando pesquisando sobre o sobrenome de minha família que é incomum onde moro, Barcelos-am, e gostaria de saber qual a origem de seu sobrenome que é identico ao meu'PALMELA" isso se for seu sobrenome, pois os palmelas que conheço na minha região são verdadeiramente meus parentes! e desculpe pelo incômodo!


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
24
25
26

29
30
31


.posts recentes

. Jardim da Algodeia!

. Barcos na Doca!

. Cenas de Natal!

. Porto de Setúbal!

. Setúbal e o Rio!

. Os Flamingos!

. Lugares

. Com os Netos!

. A Baía!

. Um Local Simpático!

. O Convento - Parque Natur...

. O Forte de Santiago do Ou...

. A Velha Ponte!

. Igreja de S. Simão

. O Pátio Alves da Silva

. Monumento ao Salineiro

. A Península de Troia!

. A Comenda!

. A Batalha!

. Em Vila Nova de Milfontes

. 'Safari' Alentejano

. Troia 2012

. Ontem, Hoje e Amanhã!

. Final do dia na Vieirinha...

. Jogos de Luz!

. Forte de São Tiago do Out...

. Num Rio Azul!

. Setúbal-Avenida Todi!

. Janelas Indiscretas

. O Amor Anda no Ar!

. Monumentos de Setúbal

. Em tons Outonais!

. A Vida é Alegria!..... e ...

. Patos em dia de Verão Cin...

. Setúbal-Manhã de 5 de Jun...

.arquivos

. Dezembro 2015

. Julho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2013

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Quando a Troia já não é d...

. encortiçar

. Os Rebocadores!

. A Vila de Palmela!

. Parabens!

. Um Belo Fim do Dia!

. Com Ar de Outono!

. O artigo do Público

. Sonho ou Realidade?

. Acto de Fé

.links

.Visitas desde 26/06/2007


contador

contador
Photography Art Blogs - BlogCatalog Blog Directory blogaqui? Estou no Blog.com.pt

.subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post