Ao receber ontem vários comentários do amigo sfamer a Fotografias minhas, sobre Mértola, ocorreu-me a ideia de fazer um Post utilizando os mesmos e esperando que lhe agrade esta utilização.
Portanto as Fotografias são Minhas, os comentários, são Dele.
Meu Relógio, meu rio, meu Penedo!... Ah, se o tempo voltasse atrás, à minha infância e adolescência!... O que os caminhos para o rio eram então pisados, todos os dias, a todas as horas, por tanta gente, para lavar roupa, pescar, tomar banho, descarregar sacos (no cais, ou na Fábrica de Moagem), apascentar animais!... O que nós, miúdos, nadávamos, no abrasador Verão, frente ou até ao admirável Penedo! E noutros pontos, ou «praias», também! O Relógio que dava as horas para toda a vila, sobretudo para os homens pobres, que não tinham ainda relógio próprio! O que era Mértola então e o seu Guadiana!... Pobre mas alegre e respeitosa! Mértola tão saudosa! Mértola eterna!
Belo e romântico recanto da margem esquerda do Guadiana em Mértola, de vimeiros debruçados sobre as mansas águas e a convidar à tranquilidade, ao sonho, à meditação ... Que saudades dessa Mértola tão distante e não mais regressante!...
Loja - múltipla, sobretudo de frutas - do João «das Castanhas», que muito antes foi a loja - de tecidos - do Sr. Manuel João Vicente. Que saudades desses tempos!
Sapataria Godinho, com sua «montra» à porta, na rua, dessa Mértola antiga!
Mértola - sua Rua «da Farmácia»! (Como era conhecida a rua.) Que saudades desses tempos!
Belo miradouro de Mértola!
De Teresa a 31 de Janeiro de 2009 às 10:06
:) Grata por estas fotos! É dos locais mais bonitos que conheço, não menosprezando qualquer outro, que tenho visto pelos seus olhos. Beijo João.
De Luana a 31 de Janeiro de 2009 às 15:13
Ola João
Gostei desse saudosismo.
Muito legal e nos tras a conhecer um pouco mais sobre a história de vossas cidades.
Acho que deve repetir a dose sempre desse saudosismo.
Um otimo final de semana!
Luana
Olá, João!
Lindissimas fotos ... amo , adoro Mértola ... se pudesse era lá que viveria ... estivesse quase para lá comprar casa ... todos os anos tenho que passar por lá ... tenho recordações espectaculares de Mértola ... ai João estas fotos fazem lembrar o Guadiana à noite, os comeretes e beberetes, os bolos, o pãp alentejano torradinho Hmmm...
Beijokas e bom fim de semana!
De concha a 2 de Fevereiro de 2009 às 10:09
Não conheço Mértola mas , fiquei fã !
De Sfamer a 2 de Fevereiro de 2009 às 19:21
Amigo João Palmela (devo tratá-lo por «amigo» visto que por tal me tratou também, ao dirigir-se-me, a propósito dos comentários que apus às suas fotografias de Mértola, relativamente a cujo «post» espera que seja do meu agrado.
Pois bem, é sempre agradável que alguém goste de algo que nós fizemos, ou por lhe agradar ou por ser útil o que fizemos ou dissemos. Eu, no entanto, embora tivesse tecido ou aposto os comentários com todo o gosto, pois que Mértola tanto me diz ..., e embora as fotos tivessem sido postadas há já um razoável tempo e por isso eu pensasse que os comentários já não iriam ser talvez apreciados ou mesmo vistos, não me explanei muito nos referidos comentários, isto é, poderia ter dito algo mais, sobretudo naqueles em que fui muito curto, quase lacónico.
Sou eu, agora, que lhe agradeço a aposição dos meus simples comentários às suas fotos de Mértola do «post».
Apercebi-me também de que você fotografa muito bem, sendo, certamente, no mínimo, um muito bom fotógrafo amador.
Percorri um pouco as suas fotos e vi que flores, animais, paisagens, o atraem para a objectiva da máquina, isto é, para a objectiva cerebral. Os meus parabéns por isso.
Os meus agradecimentos e um abraço.
Sfamer
Comentar post