Segunda-feira, 25 de Maio de 2009
Terena, é uma bonita vila Alentejana, pertencente ao concelho do Alandroal, situada numa região onde reina a paz de espírito, próxima da Ribeira e da Albufeira da Barragem de Lucifécit, e próxima da fronteira com Espanha.
As origens desta vila são bem remotas, existindo pela região diversos vestígios megalíticos de tempos pré-históricos, como as xistosas Antas do Lucas.
Na Idade Média esta vila sofreu um importante papel defensivo, como o prova o seu Castelo, que integrava a linha de defesa do Guadiana.
Pensa-se que a fundação de Terena datará de 1262, tendo sido anteriormente ocupada por outros povos, como os Mouros que aqui deixaram a sua marca.
As calmas ruas de Terena são caracterizadas pela bonita arquitectura Alentejana de casario rural alvo, de faixas coloridas, e orgulhoso Património, como é visível no antigo Castelo da vila, no Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, na Igreja Matriz de São Pedro de fundação anterior ao século XIV, na bonita Igreja da Misericórdia (século XVI), na Capela de Santo António (erguida em 1657), nas Ermidas de São Sebastião, de Nossa Senhora da Conceição da Fonte Santa ou mesmo nas ruínas da Ermida de Santa Clara.
Em Terena, é de destacar igualmente o Pelourinho do século XVI, a Torre do Relógio, as ruínas romanas do povoado fortificado de Endovélico e respectivo santuário, e também as ruínas do Castro de Castelo Velho.
GPS N 38º 37' 9,24'' , W 7º 24' 50,37''
Fonte Guia da Cidade
De artesaoocioso a 26 de Maio de 2009 às 00:06
Caro João Palmela,
Nunca tinha ouvido falar em Terena . Certamente é Baixo Alentejo.
Mais uma bela colecção de fotografias.
Um abraço
permita-me a intromissao, Terena, esta no Alto Alentejo, concelho de Alandroal, aqui a uns 20 km de Reguengos de Monsaraz. E uma bonita vila que vale a pena visitar!
Amigo Joao, que belas fotografias estas que tem aqui deixado do meu Alentejo, obrigada
Beijinho
Olá Amiga Carmo!
Obrigado pelo contributo, que é sempre Bem-vindo.
Beijinhos e uma boa semana.
João Palmela
Olá Amigo João Gonçalves!
Só agora tive oportunidade de lhe responder, no entanto e quase em simultâneo ao seu comentário estava a procurar uma pequena introdução, para melhor localizar Terena , dado que foi um local que também me agradou bastante.
Entretanto já recebemos a ajuda da Amiga Carmo Fernandes para uma localização mais precisa. que muito agradeço.
Um Abraço e uma óptima semana,
João Palmela
De concha a 26 de Maio de 2009 às 11:32
Olá João!
Gostei muito desta vila .
Gosto muito das pedras de várias tonalidades , nas suas formas diferentes .Muito obrigada pela óptima partilha .
Um abraço e Boa Semana
Obrigado Concha!
Todos merecemos, pois Terena é uma pérola da arquitectura tradicional Alentejana.
Um Abraço,
João Palmela
De Teresa a 26 de Maio de 2009 às 14:36
Lindo! Nota-se as minhas preferências, o João é uma luz que brilha nos meus olhos. Obrigado!
Obrigado Teresa!
Sinto-me lisonjeado , com o facto de ter gostado, pois sinto que atingi os objectivos a que me propunha.
Mais uma vez Obrigado, beijinhos,
João Palmela
De Anónimo a 29 de Março de 2019 às 23:00
Parabéns! Adorei suas fotos! Sou brasileira, moro na região nordeste do Brasil, sou casada com um cidadão Português. Tenho vontade de escrever sobre os castelos Portugueses já que eles quase não são divulgados e por ser algo que realmente me agrada. Já visitei 197 castelos, todos lá na região norte de Portugal. Já estive no Alto Alentejo, inclusive em Terena, em 2015, Amei Terena, tanto que agora em maio vamos percorrer todos os castelos de Beja e Setúbal , e vou aproveitar para dar uma passada por Terena já que não fotografei o Pelourinho (outra paixão) de lá.
De Anónimo a 29 de Março de 2019 às 23:04
Parabéns! Adorei suas fotos! Sou brasileira, moro na região nordeste do Brasil, sou casada com um cidadão Português. Tenho vontade de escrever sobre os castelos Portugueses já que eles quase não são divulgados e por ser algo que realmente me agrada. Já visitei 197 castelos, todos lá na região norte de Portugal. Já estive no Alto Alentejo, inclusive em Terena, em 2015, Amei Terena, tanto que agora em maio vamos percorrer todos os castelos de Beja e Setúbal , e vou aproveitar para dar uma passada por Terena já que não fotografei o Pelourinho (outra paixão) de lá. Wládia Mamede Ceará - Brasil
Comentar post